Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Câncer de pênis

Uma das áreas mais importantes para o homem pode ser vitimada por câncer, acredite. Porém, se tratado cedo, o câncer de pênis não traz maiores problemas para a vida sexual normal. Mas se não reconhecido no momento certo, esse câncer certamente será tratado por amputação parcial ou total, com sérias conseqüências estéticas e funcionais.

Por ser uma doença extremamente agressiva em indivíduos jovens, a cirurgia é complementada por quimioterapia ou radioterapia. Em caso da existência de metástases, e de acordo com o estágio, pode levar à morte por carcinomatose generalizada, sendo a via linfática a principal via de disseminação.

Causas
O câncer do pênis pode ter como agente indutor a falta de higiene local. O esmegma (aquele sebo branco que fica por baixo do prepúcio), em contato com a pele do sulco ou da glande, tem ação de irritação e pode provocar uma alteração cancerosa dos tecidos locais.

As verrugas causadas pelo vírus do HPV, se não tratadas, podem também apresentar uma transformação cancerosa em sua base, onde além da presença de uma lesão parecida com uma couve-flor, exibe secreção fétida e purulenta contínua.

Pode ser evitado?
Devemos sempre procurar ter uma contínua e rotineira higienização do pênis, com total retração do prepúcio, durante os banhos e após as relações sexuais. E nunca use qualquer creme medicamentoso em lesões penianas sem indicação médica.

Qualquer lesão peniana que não cicatriza, ou cresce, deverá ser um alerta para uma consulta urgente com um médico urologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário