Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, fevereiro 14, 2009

Oligoelementos Ionizados

Maria Lopes é Consultora Holigoterápica... Acupunturista, Homeopata Metafísica, Jornalista especializada em Terapias Complementares.

Abaixo valiosa colaboração recebida pelo Orlando por email. OLIGOTERAPIA OU MINERAIS AMINOÁCIDOS NOSSO DE CADA DIA (OLIGOELEMENTOS IONIZADOS)

A finalidade desta abordagem é colocar a disposição dos interessados, noções básicas sobre as indicações dos oligoelementos ou trace elements em OLIGOTERAPIA. Longe do caráter pretensioso de almejar o ensino desta linha terapêutica através daquilo que será exposto.

A OLIGOTERAPIA (uso de minerais aminoácidos) é iniciada na França através dos estudos do Prof. Dr. Jacques Ménétrier em 1932, hoje, totalmente subsidiada pelo governo francês, graças à eficácia, tornou-se abrangente aos países da comunidade européia, iniciando-se recentemente nos EUA e Brasil.

A oligoterapia é uma prática terapêutica que utiliza os oligoelementos nas várias formas de administração. Estes são substâncias que normalmente se encontram no organismo em pequenas quantidades, algumas até em quantidades tão pequenas que podem considerar-se vestígios ou traços. O simples fato de um organismo estar carente dessa pequeníssima quantidade de oligoelementos pode levá-lo a desenvolver algumas alterações fisiológicas. Nosso corpo é formado por uma massa de energia elétrica de intercâmbio de "íons" que ativam enzimas - substâncias responsáveis pela complexa atividade química da célula viva. Nosso corpo "elétrico" utiliza os minerais para conduzir o fluxo ótimo das funções corporais. Todos os outros nutrientes, incluindo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e enzimas precisam de minerais para ser metabolizados pelo nosso organismo. Um dos fatores da causa de diminuição de oxigênio (o que ocasiona várias enfermidades) dentro das células é a deficiência de minerais (vide exemplo 82). Nosso sistema imunológico não opera como no passado, porque deixamos de alimentá-lo com nutrientes ricos em minerais. As alimentações de uma forma em geral ficaram enfraquecidas energicamente. Hoje uma pessoa que come compulsivamente, come demais, pode ser explicado porque ela não encontra na unidade alimento-padrão os minerais que seu organismo necessita. Para formar um aminoácido ou um hormônio (geradores vitais), o corpo necessita de boro, cálcio, cobalto, cromo, cobre, enxofre, ferro, fósforo, iodo, magnésio, manganês, molibdênio, potássio, selênio, vanádio, zinco, além de quantidades ínfimas de níquel, arsênico, gálio e outros. Sem eles, creia, a vida seria impossível.

Se o corpo não possui esses minerais em sua estrutura ele fica em desequilíbrio. Quando a resposta do organismo, contra as agressões externas e internas torna-se pouco disponível ou nula, surgem os distúrbios, se o processo segue seu curso, torna-se definitivo dando lugar ao surgimento de patologias - doenças autoimunes, processos inflamatórios, infecciosos e degenerativas, comprometendo dessa forma todo o desenvolvimento físico e mental. A origem destes desequilíbrios (defesa do organismo) depende de predisposições físicas, intelectuais, alimentícias, psicológicas e de fatores externos (stress). A oligoterapia tem por objetivo o estudo e tratamento de pessoas que apresentam um conjunto de sintomas ocasionados por desordem fisiológica reversível, de parte ou de todo. A eficácia da oligoterapia tem o máximo rendimento na fase funcional do doente, pois facilita ao organismo as condições de restabelecer por si próprio o equilíbrio biológico.

A biodisponibilidade (absorção+utilização) destes elementos químicos, apurada através de técnicas laboratoriais para mensuração da atividade enzimática, propicia a utilização dos oligoelementos na forma iônica, estado natural dos elementos na economia orgânica, portanto atóxica e reguladora metabólica. Quelação é o processo pelo quais substâncias minerais (presente nos alimentos) assumem formas digeríveis, só então serão úteis ao organismo. Por mais importantes que sejam as vitaminas, elas nada podem fazer por você sem os minerais. As vitaminas não funcionam e nem podem ser assimiladas sem a ajuda dos minerais. E embora o organismo consiga sintetizar (produzir) varias vitaminas, ele não pode produzir um único mineral.

Orlando Vettorazzo Formado em fitoterapia, iridologia e oligoelementos. Consultor de ervas medicinais e derivados. Membro de diversas associações representativas em bioterapias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário