Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, março 08, 2009

Disque 100 é uma arma eficaz no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes

DISQUE 100 - ARMA EFICAZ DE DENÚNCIA....
Disque 100 é uma arma eficaz no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes


"Desde maio de 2008, o Disque-denúncia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, está atendendo pelo número 100. O novo número facilita a memorização e o acesso ao serviço, que funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 08:00h às 22:00h.

De abrangência nacional e gratuito, e podendo ser acionado inclusive daqui da nossa cidade de São Pedro e Águas, ele recebe denúncias de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes e as encaminha para as autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.

Também por meio desse número o cidadão pode obter informações sobre o que é e como funciona o Conselho Tutelar.

De forma eletrônica, fornece informações sobre a competência do Conselho Tutelar e o telefone do órgão do município de origem da chamada.

Além disso, há a alternativa de atendimento humano, onde um atendente esclarece dúvidas, registra denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, de tráfico de pessoas de qualquer idade e recebe informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos.

Todos os que telefonam recebem um número de protocolo que possibilita o acompanhamento das providências adotadas.

Todas as denúncias são encaminhadas em no máximo 24 horas, e aquelas que, sob critérios do serviço, forem consideradas urgentes, são imediatamente transmitidas.

Todas as notificações são feitas aos órgãos de defesa e responsabilização de competência na apuração dos fatos e, de acordo com a classificação, são comunicadas ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente ou Delegacias de Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, entre outros.

Desde 2004, o projeto passou a contar com o apoio fundamental da Petrobras e do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), entidade responsável pelo suporte técnico e metodológico do serviço.

O Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Disque 100, completou em maio deste ano 1 milhão de atendimentos.

A média de denúncias por dia chegava a 45, sendo que após a mudança do número, que é mais fácil, subiu para 86%, alcançando a média de 67 denúncias por dia. É mais uma ferramenta de cidadania."
DISQUE 100 - DENUNCIE, PROTEJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário