Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, outubro 11, 2009

CENTENAS DE ESPANHÓIS UNEM-SE AOS PORTUGUESES PARA VOGAR CONTRA A INDIFERENÇA NO TEJO






Centenas de activistas espanhóis de movimentos em defesa do Tejo irão "Vogar Contra a Indiferença", dia 17 de Outubro, com o movimento proTEJO e com a Cultura Avieira, estando confirmada a presença da "Plataforma para a defesa do Tajo e do Alberche de Talavera de la Reina", da "Plataforma de Toledo em Defensa do Tajo", e da "Rede de Cidadania por uma nova cultura da água no Tajo/Tejo e seus afluentes", esta última de âmbito ibérico.
Esta será a primeira mobilização ibérica de cidadãos na defesa do TEJO e assinala a unidade da acção de todos os movimentos de cidadania em defesa da bacia ibérica do Tajo/Tejo.
Deixamo-vos os exemplo de interajuda de dois povos que o Tejo une e liga de forma indelével.
Representação portuguesa na manifestação
de Talavera de la Reina em 20 de Junho

Jovens atletas e praticantes do Clube de Canoagem
de Talavera de la Reina "Talavera Talak" mostram apoio ao proTEJO
Publicada por ProTEJO - Movimento pelo TEJO em 14:41 0 comentários
Terça-feira, 6 de Outubro de 2009
ESPANHA PREPARA NOVA SANGRIA DO TEJO
O governo Espanhol prepara-se para uma nova sangria do Tejo, cada vez mais ameaçado pelos recentes acontecimentos em Espanha, transmitidos pela comunicação social e pelo testemunho dos dirigentes dos movimentos espanhóis de defesa do Tejo.
Resumidamente, apresentamos os principais factos:
1º O Governo regional de Castilla la Mancha voltou atrás quanto ao pedido de eliminação do transvase até 2015;
2º Não existe qualquer justificação para as reservas de água estipuladas em 6.000 hectómetros cúbicos visto que não são baseadas em procuras reais;
3º Não se podem fixar as reservas com base nas barragens da cabeceira -Entrepeñas e Buendía - pelo facto de, em conjunto, não terem metade dessa capacidade e de estarem actualmente com baixos níveis de água.
Neste contexto, os responsáveis do Ministério do Ambiente espanhol consideram que a Comunidade de Madrid, presidida por Esperanza Aguirre, também tem uma palavra a dizer sobre esta bacia.

E o Governo português não tem nada a dizer sobre a Bacia Hidrográfica do Tejo?

O Presidente da Câmara de Lisboa não tem voz sobre a matéria?

A Administração Regional do Tejo e o Instituto Nacional da Água não se pronunciam sobre os efeitos destes acontecimentos no Tejo português?

Nós, os cidadãos que gostam e amam o Tejo, se necessário, iremos a Bruxelas reivindicar a intervenção das instituições europeias.

Não deixaremos que Espanha decrete a extinção do Tejo ibérico em Portugal!

Não deixaremos que a sua gestão seja unilateral e à margem da lei comunitária, para não falar na Espanhola.

Não deixaremos que a indiferença se instale!

Vogar Contra a Indiferença no dia 17 de Outubro é a única forma de ajudar o Tejo, venham e ajudem a preservar o Tejo!de Talavera de la Reina em 20 de Junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário