Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, outubro 20, 2009

A FERROVIA Cia. Paulista de estrada de ferro



Com a Foto do Relógio da Central do Brasil, Rio de janeiro e ao fundo imagem do Cristo Redentor uma homenagem
A FERROVIA
Cia. Paulista de estrada de ferro, este nome trás muitas recordações bonitas e muito boas.




Pois sendo ainda jovem trabalhei na Distribuidora Costanzo sediada em Campinas, e a minha profissão? JORNALEIRO DE TRENS, nesta conceituada Cia. Paulista de estrada de ferro posso afirmar com toda certeza, foi a melhor época de minha vida, por mais que eu viajasse não sentia cansaço,pois os carros das composições sempre limpos e confortáveis, lugares todos numerados e um guarda para cada vagão com a finalidade de preservar e também orientar os passageiros, e um zelador para manter a limpeza nestas composições considerada de LUXO,vou aqui citar algumas delas, seus prefixos R1-R2-R3-R4-R5, também os famosos trens de alumínio com ar refrigerado, sendo eles P5 que descia para o interior e o P18 este vinha do interior para São Paulo. Havia também varias composições que era denominados de trens noturnos, então durante as 24 horas do dia estas composições trabalhavam levando e trazendo passageiros.
Também havia os trens de carga transportando o progresso do interior para São Paulo e para o mundo todo através do PORTO DE SANTOS, e sobre os cargueiros não poderia deixar de citar a famosa MAQUINA MONTANHA RUSSA, para si ter uma idéia da sua capacidade a composição de carga que ela trazia até JUNDIAI e entregava para a REDE FERROVIARIA FEDERAL, POIS DEVIDO SER AREA DE SEGURANÇA NACIONAL deste trecho de JUNDIAI até SANTOS esta estrada de ferro pertence ao governo FEDERAL, E por este motivo as maquinas tinham que ser trocadas aqui em JUNDIAI,as que chegavam de São Paulo e as que chegavam do interior, mas voltando a montanha russa sua força era tanta que de JUNDIAI para a frente se fazia necessário duas ou até mesmo três maquinas para levar a mesma composição trazida por ela.
E agora quero passar a vocês um dos motivos que fazia a CIA.PAULISTA ser desta forma era o modo de manter os horários sempre certos a ponto de existir comentários de que si um relógio estivesse com diferença entre ele e o trem, deveria ser acertado o relógio, pois o trem com toda a certeza estava rigorosamente no horário certo.
Tudo isto graças ao STAF, um sistema de mecanismo que comandava todos os movimentos de todos os trens que durante as 24 horas do dia circulava dando total garantia e viagens tranqüilas e sem acidentes, pois a sinalização funcionava perfeitamente.
Após ter passado para o governo estadual e mudando para FEPASA ‘ Ferrovia Paulista S/A ‘ com a nova tecnologia começaram a automatizar a sinalização porem devido à chuva e outros motivos a sinalização já não funcionava mais direito como quando era usado o sistema de STAF, Daí para frente começou a decadência, atraso nos horários, mais a falta de conservação e manutenção das composições e maquinas resultou no que vemos hoje em dia tudo sucatado.
Se as crianças e os jovens de hoje quiserem ver e ter conhecimento das FERROVIAS, só mesmo em visitas aos MUSEUS FERROVIARIOS EXISTENTE, e assim mesmo ficarão sem ter o privilegio de poder junto com seus familiares fazer uma viagem cheia de alegria e beleza com aquela vista panorâmica aonde se podia ver , rios , plantações enfim tudo de belo que a mãe natureza pode oferecer.

João Batista Sarti
25/08/2005 Recebi o texto do Amigo João Batista Sarti, postado por Maria Lopes, em homenagem aos ferroviários que contruiram e desbravaram o Brasil.

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