Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, janeiro 29, 2013

Fortaleza ainda concentra maioria dos casos de doenças transmissíveis de todo o estado


Socorro Martins explica que vários fatores contribuem para essa concentração e o fato de ter maior população na capital não pode ser usado como a única desculpa

Por Alan Barros às 10:15 de 11/01/2013 -

Apesar do grande número de unidades de saúde espalhadas por Fortaleza, a capital cearense ainda apresenta uma concentração na quantidade de casos registrados de algumas doenças em comparação a todos os outros 183 municípios do interior do Ceará. Os dados são dos últimos boletins divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado.

Além de concentrar 75% dos casos de dengue notificados em 2012, Fortaleza ainda foi responsável 67,5% do total de 80 registros de meningite feitos durante o ano passado, segundo balanço finalizado até julho. No caso da tuberculose, 47% dos 3703 casos contabilizados em todo o estado no ano de 2011 são da capital cearense.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Socorro Martins, afirma que esses dados denunciam a fragilidade do sistema de saúde de Fortaleza e critica a lentidão nos processos de diagnóstico de algumas doenças feitos pelas unidades de saúde da capital. “No caso da tuberculose, por exemplo, a saúde do município ainda é incapaz de realizar um diagnóstico rápido e isso é algo fundamental no combate a esse tipo de doença”, diz.

A secretária acredita que o grande número de postos de saúde instalados em Fortaleza ainda não consegue lutar contra essa concentração pela existência de muita unidades que não funcionam como deveriam. “O serviço de saúde ainda deixa muito a desejar. Existem muitas unidades perdidas. O paciente vai, procura o atendimento e o diagnóstico correto, mas não encontra. Ele tem que ir correndo de posto em posto”, destaca.

Socorro Martins explica que vários fatores contribuem para essa concentração e o fato de ter maior população na capital não pode ser usado como a única desculpa para esses percentuais. “Não é só o tamanho da população que causa isso, mas vários outros fatores. A verdade é que temos muitos desafios à frente da secretaria”, completa ao ressaltar que a gestão ainda está na fase de montagem do modelo da equipe.Texto extraído http://www.jangadeiroonline.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário