Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, abril 21, 2013

Estamos sozinhos no Universo?



Estamos sozinhos no Universo?
Será que nós, seres humanos, estamos completamente a sós no cenário universal?
O nosso planeta terra, é o único planeta com vida inteligente?
Para respondermos a estas perguntas, primeiramente antes de formarmos qualquer opinião, precisamos compreender a vastidão e a imensidão do universo em que vivemos. Para isso é fundamental rompermos e deixarmos de lado os nossos pré-conceitos e os “programas mentais” já estabelecidos em nossas mentes. Esqueça um pouco o que diz a sua religião, os seus amigos, os seus familiares, o big brother e o que a sociedade lhe ensina. Tente expandir um pouco a sua mente, a sua percepção.
Você conhece a imensidão do universo?
De acordo com os astrônomos, podemos enxergar uma média de 4.000 estrelas no céu aberto, ao olho nu, durante uma noite “limpa”, sem nuvens. Já com uma luneta média, em um observatório astronômico, podemos trazer aproximadamente dois milhões de estrelas ao alcance de nossa visão, enquanto um moderno telescópio de espelho refletor pode nos mostrar até alguns bilhões de estrelas; Mas comparando com as dimensões ilimitadas do cosmos, estes números são insignificantes.
Milky_Way_GalaxyAs estrelas se aglomeram em sistemas que são chamados de galáxias, elas podem ser comparadas a gigantes ilhas vagando pela imensidão do universo. As galáxias possuem um núcleo repleto de estrelas que vão se dissipando por braços espiralados como mostra a imagem acima. É exatamente no núcleo das galáxias onde se encontra a maior população estelar, cerca de 90% das estrelas da galáxia estão no núcleo.  O nosso sistema solar composto por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (acho que plutão não faz mais parte), está localizado em um destes braços espirais, a cerca de 30 mil anos luz do núcleo da galáxia, a famosa Via Láctea, que é constituída por cerca de 200 bilhões de estrelas, prestem muita atenção nestes números, 200 bilhões já é algo inimaginável, uma ordem de grandeza colossal, e isto somente em nossa galáxia.
sistema-solarO tamanho da Via Láctea é de 100 mil anos luz, isto significa que nós demoraríamos 100 mil anos viajando na velocidade da luz (300.000 KM por segundo) para irmos de uma ponta a outra da nossa galáxia. Agora lembre-se de que você pode viver no máximo entre 90 a 100 anos de idade. Mesmo se você inventasse uma máquina e conseguisse visitar uma estrela por dia,somente para conhecer a nossa galáxia você precisaria de 200 bilhões de dias, ou viver por 654 milhões de anos. Imagine só, se nós nem conseguimos entender tudo o que existe na terra durante toda uma vida, o que será então de um dia em cada planeta. Estes exemplos servem para nos dar uma ideia da grandiosidade do nosso universo.
Atualmente, já estão catalogadas e fotografadas, cerca de 100 milhões de outras de galáxias espalhadas pelo universo, entre elas estão às galáxias gigantes que chegam a possuir cerca de três trilhões de estrelas.
Aqui neste ponto, as distâncias entre uma galáxia e outra já começam a superar aos 15 bilhões de anos luz, até se tornarem incomensuráveis.
Agora pense que todos estes dados foram adquiridos através de nossa humilde tecnologia e por nossos astrônomos e cientistas que nem saíram da terra direito. Os próprios cientistas dizem que não foram mapeados nem um milésimo da totalidade de nosso universo, e ele ainda parece estar crescendo e se expandindo. É algo extremamente absurdo.
Observatorio do IAE 1
O astrônomo Steven S. Vogt, declarou que em 10% a 20% das estrelas somente da Via Láctea, pode haver planetas habitáveis.
Além da famosa fórmula de Drake que nos trazem números fascinantes sobre possíveis civilizações que encontraremos em nosso universo.
Mas não precisamos de cálculos  ou fórmulas para tirarmos nossas próprias conclusões sobre a vida em outros planetas.
Agora que temos consciência da imensidão, da grandiosidade e da infinidade do cosmos (o que é um tanto difícil para nossa mente limitada e primitiva em relação à tamanha grandiosidade). Vamos raciocinar por um instante.
Qual é o nosso privilégio em relação a tudo isso?
Será que devemos ser egoístas o suficiente para acreditarmos realmente que estamos sozinhos neste universo infinito, e que a terra é o centro de tudo?
O planeta terra é poeira cósmica em relação ao universo. O ser humano deveria ser mais humilde e consciente em admitir que nós não estamos sozinhos.
O universo está cheio de vida, não acredite em tudo o que as noticias dizem ou deixam de dizer.
A nossa concepção de Deus e universo está completamente baseada em estruturas primitivas, criadas por homens do passado que nem sabiam que a terra era redonda.
Abra a sua mente, desperte! Pois o mundo é dos DESPERTOS e não dos espertos.
Um tolo em meio a um bando de tolos, pensa que é normal. Portanto, se te chamarem de louco, você está no caminho certo. Fonte:  vedrossi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário