Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, abril 07, 2013

Homeopatia trata a mulher, não a Menopausa.



Homeopatia no Tratamento dos Sinais e Sintomas do Climatério e Menopausa - Vantagens 
"A Homeopatia trata as pessoas e não as doenças", quer isto dizer que a Homeopatia trata a mulher, não a Menopausa. Cada mulher vive a sua Menopausa, à sua maneira, com sintomas individuais próprios.
A Homeopatia trata a mulher na sua globalidade, isto quer dizer que o/a homeopata, para poder prescrever o remédio apropriado a cada mulher, tem que ter sempre em consideração todos os sinais e sintomas individuais que ela pode apresentar, quer sejam físicos, emocionais ou mentais. A abordagem é sempre individual e tem sempre em atenção a mulher no seu todo, na sua globalidade, mental-emocional-físico, é assim que a Homeopatia trata a doença.
Para a Homeopatia, a Menopausa é uma fase natural do desenvolvimento biológico da mulher e não uma doença. É sim, um dos momentos e desafios mais importantes da vida da mulher, é a altura em que a mulher vê a sua qualidade de vida afetada pelas alterações hormonais no organismo, com implicações não só físicas como emocionais.
Muitas mulheres ainda têm dúvidas, medos, tabus e não são poucas as que sofrem de algum tipo de preconceito por estarem a chegar, ou já terem chegado à menopausa. Não só as mulheres, mas muitas pessoas ainda vêem a menopausa como um "bicho de sete cabeças" e ainda são muitas as que confundem a menopausa com uma doença inevitável de todas as mulheres.
É certo que, pressionada pela publicidade que valoriza a juventude e a beleza, a mulher sente dificuldade em encarar a Menopausa com naturalidade, mas quando lá chega apercebe-se que faz pouca diferença, na realidade não é a idade que conta mas sim como se lida com ela e desde que a mulher se sinta bem consigo mesma, não há grandes diferenças.
Muitas mulheres desconhecem a eficácia e a vantagem da Homeopatia no tratamento dos sintomas relacionados com a Menopausa. A Homeopatia proporciona um tratamento seguro antes, durante e depois da menopausa.
A abordagem da Homeopatia é mais segura, saudável e eficaz do que a terapia de reposição hormonal química, que como é sabido, traz uma série de riscos acrescidos à saúde da mulher. Sintomas como o sangramento vaginal e aumento de peso, além de maior incidência do risco de cancro da mama e do útero e mais recentemente, as pesquisas apontam, também para maior risco do cancro do pulmão. Os problemas circulatórios como o trombo-ebolismo venoso, o aparecimento de derrames e varizes são outro dos sintomas que têm maior incidência nas mulheres que recorrem á reposição hormonal, por isso, e ao contrário do que foi defendido durante algum tempo, os estrogénios da reposição hormonal não trazem nenhum benefício para a protecção do coração, antes pelo contrário.
Problemas na vesícula biliar e no apêndice, que podem levar ao recurso a colecistectomia ou apendicectomia, verificou-se terem maior incidência em mulheres que fazem a terapia de reposição hormonal, como mostra o artigo publicado no "Canadian Medical Association Journal".
No 7º Congresso Internacional de Homeopatia em Buenos Aires, na Argentina, foi apresentado um estudo sobre o tratamento homeopático das mulheres no climatério e quais as suas vantagens. Este estudo denominado "Estudo da Efectividade do Tratamento Homeopático de Mulheres portadoras do Síndroma do Climatério tratadas no ambulatório de Ginecologia da Unidade de Homeopatia do Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo, Brasil", foi publicado na revista do Instituto Hahnemanniano do Brasil. (IHB): Homeopatia Brasileira, vol. 3 nº1, 1997, mostra que 89% das pacientes estudadas com idades entre 42 e 61 anos, reagiram bem ao tratamento homeopático. Das mulheres que fizeram parte deste estudo observa-se que 42% melhoraram totalmente da queixa principal, 47% tiveram melhoria parcial e apenas 11% não tiveram alteração do seu estado.
Além da sua eficácia no tratamento dos sintomas, o tratamento homeopático é mais barato que a compensação hormonal (química), não tem efeito tóxico para o organismo e é isento de efeitos colaterais. Como se pode constatar, são significativas as vantagens do tratamento homeopático.
Quando se opta por um tratamento alternativo, nomeadamente o homeopático, o tratamento deve ser receitado e orientado por um Homeopata profissional, com formação em Homeopatia que saiba prescrever respeitando a Filosofia Homeopática e de acordo com e as Leis da Homeopatia.
Manuela Morgado/Homeopata Especialista
Texto foi extraído da internet: vide texto  completo www.artigonais.com
Maria Lopes de Andrade Terapeuta Homeopata pela Universidade Federal de Viçosa- MG,  Acupunturista
Obs: Esta fase da mulher é importantíssima, procure um homeopata para melhor orienta-la. Seja Feliz por ser esta etapa de sua vida a melhor de todas que passaram. Felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário