Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, junho 11, 2013

Em 11 de junho a data ficou marcada por um país africano ter sediado a Copa do Mundo de Futebol



Nelson Mandela, principal líder político na luta contra o Apartheid
No dia 11 de junho de 2010 ocorrerá um fato histórico – pela primeira vez um país africano sediará o mais importante evento futebolístico do planeta, a Copa do Mundo de Futebol. A África do Sul, localizada na África Subsaariana, receberá 31 seleções mundiais e milhares de turistas durante um mês.
No dia 15 de maio de 2004, a África do Sul foi escolhida como o país sede da Copa do Mundo de 2010. A nação estava concorrendo com o Marrocos e o Egito para sediar o evento. A África do Sul recebeu 14 votos contra 10 do Marrocos; o Egito, por sua vez, não recebeu nenhum voto.
Com todas as atenções voltadas para a África, surge, portanto, a oportunidade de se conhecer melhor esse continente marcado por concepções preconceituosas, onde pouco se destaca as belezas naturais, a diversidade cultural, o potencial econômico, dando mais ênfase aos conflitos étnicos, à fome, à Aids, à miséria, entre outros aspectos negativos.
A realização da Copa do Mundo na África do Sul é uma prova de que alguns países africanos têm condições de organizar uma competição dessa magnitude. Muitos duvidam que o torneio seja bem organizado. Porém, poucos têm conhecimento da infraestrutura do país sul-africano que, em vários aspectos, é superior à do Brasil, visto que todas as cidades sedes dos jogos do torneio são interligadas por excelentes estradas. Os aeroportos foram ampliados e possuem bons aparatos de segurança. O país está totalmente preparado para receber cerca de 500 mil turistas.
A seleção da África do Sul não é considerada uma das favoritas para vencer essa Copa do Mundo, porém, se a competição for sobre diversidade étnica, pluralidade cultural ou biodiversidade (a África do Sul possui a terceira maior biodiversidade do planeta), o país é um dos grandes vencedores.
O fato de poder organizar um torneio mundial de seleções de futebol já é uma grande vitória para um país que sofreu com uma política de segregação racial (apartheid) durante mais de quatro décadas (1948 a 1994). O apartheid proibia o acesso dos negros às urnas, além de não permitir que eles adquirissem terras na maior parte do país, obrigando-os a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.
Atualmente, com o fim do apartheid, a África do Sul tenta reduzir os problemas gerados durante o regime político de segregação racial. A desigualdade social ainda é alarmante; os índices de violência são altos, além da grande quantidade de pessoas que possuem o vírus HIV.
A Copa do Mundo de Futebol proporcionará momentos de alegria para a população local, além de promover o conhecimento de uma África pouco divulgada, em especial as riquezas naturais, como, por exemplo, as savanas e sua rica fauna composta por girafas, leões, hipopótamos, búfalos, gazelas, porcos selvagens, leopardos, diversas aves, entre outros.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário