Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, agosto 23, 2013

Exercite seus olhos

  1. Sente-se confortavelmente em uma cadeira. Esfregue suas mãos uma na outra para aquecê-las. Feche seus olhos e cubra-os levemente com as mãos em forma de concha. Evite pressionar seu globo ocular. Você não deve cobrir seu nariz. Certifique-se de que nenhum raio de luz entre em seus olhos através dos espaços entre seus dedos ou das bordas de suas palmas e de seu nariz. Você ainda pode ver outros traços de cores persistentes. Imagine uma completa escuridão e foque nela. Respire fundo, bem lentamente e regularmente enquanto pensa em algum acontecimento feliz ou visualize uma cena distante. Quando não estiver enxergando mais nada além de escuridão, remova as mãos de seus olhos. Repita por 3 minutos ou mais.

  2. 2
    Feche seus olhos firmemente por 3 a 5 segundos. Abra-os por 3 a 5 segundos. Repita 7 ou 8 vezes.

  3. 3
    Massageie seus olhos.

    • Compressas quentes e geladas: molhe uma toalha em água quente e outra em água fria. Pegue uma delas e pressione-a levemente em seu rosto, focalizando suas sobrancelhas, pálpebras e bochechas. Vá alternando entre as duas toalhas conforme desejado, mas termine com a compressa fria.
    • Massagem no rosto inteiro: molhe uma toalha em água quente. Esfregue seu pescoço, testa e bochechas com ela, evitando a região dos olhos. Em seguida, use seus dedos para massagear suavemente sua testa e seus olhos que devem estar fechados.
    • Massagem na pálpebra: feche seus olhos e massageie-os com seus dedos fazendo movimentos circulares entre 1 a 2 minutos. Para não causar danos aos seus olhos, tenha o cuidado de pressioná-los muito suavemente e de lavar suas mãos.
  4. 4
    Pressione suavemente três de seus dedos de cada mão contra suas pálpebras. Mantenha por 1-2 segundos e solte. Repita 5 vezes.

  5. 5
    Sente-se e relaxe. Gire seus olhos no sentido horário e, depois, no sentido anti-horário. Repita 5 vezes, pisque entre cada série.

  6. 6
    Focalize um objeto distante (cerca de 50 metros de distância) por 10-15 segundos. Em seguida, volte a focalizar seus olhos lentamente em um objeto próximo (menos de 10 metros) sem mexer sua cabeça. Mantenha por 10-15 segundos e volte a focalizar o objeto distante. Faça isso 5 vezes.

    • Tente sentar-se a cerca de 15 cm de uma janela. Faça uma marca no vidro (de preferência, cole um adesivo vermelho ou preto) na altura de seus olhos. Olhe através da marca e focalize alguma coisa distante, em seguida, ajuste seu foco para a marca.
  7. 7
    Segure um lápis em sua frente com o braço estendido. Mova seu braço lentamente na direção de seu nariz. Siga o lápis com seus olhos até que você não consiga mais manter o foco. Repita 10 vezes. (Outra forma é amarrar um objeto em um cordão e deixá-lo pendurado, balance-o para lá e para cá e tente manter o objeto focalizado).

  8. 8
    Olhe para a parede à sua frente e finja estar escrevendo nela com seus olhos. Não mexa sua cabeça. A princípio, pode parecer difícil mas, com um pouco de prática, é realmente divertido. Quanto maiores as letras que você fizer, melhor o resultado.

  9. 9
    Pratique movimentos rítmicos.

    • Movimentos com objeto atrás de barras: fique de pé na frente de uma cerca, de janela com grades ou de qualquer outra coisa com linhas verticais eventualmente espaçadas. Focalize vagamente um objeto do outro lado das barras. Relaxe seu corpo e ritmicamente transfira seu peso de um pé para o outro. Mantenha sua respiração constante e relaxada. Não se esqueça de piscar enquanto estiver realizando esse exercício. Continue por 2-3 minutos.
    • Movimento com objeto no chão: focalize um objeto distante que esteja próximo ao chão. Balance como na instrução anterior. Mantenha seu olhar no mesmo objeto, use sua visão periférica para observar seu entorno enquanto balança. Continue por 2-3 minutos.
    • Movimentos de cabeça: feche um de seus olhos. Lentamente forme um oito com sua cabeça. Repita com o outro olho. Continue por 2-3 minutos.
  10. 10
    Imagine que você esteja parado em frente a um grande relógio. Olhe para o centro dele. Em seguida, olhe para qualquer número do relógio sem mexer sua cabeça. Olhe novamente para o centro. Depois, olhe para outro número. Faça isso no mínimo 12 vezes. Você também pode realizar esse exercício com os olhos fechados.

  11. 11
    Focalize um objeto à distância (o mais longe possível) em um fundo pouco contrastante. Faça isso por uns poucos minutos a cada meia hora mais ou menos.

  12. 12
    Faça movimentos para cima e para baixo com seus olhos, começando de cima para baixo. Repita 8 vezes. Em seguida, faça movimentos de um lado para o outro, começando da esquerda para a direita. Repita 8 vezes. Tome cuidado para não forçar seus olhos mais do que eles podem ir em uma direção, ou você estará correndo o risco de deixar sua visão pior.

  13. 13
    Sempre termine com a técnica de tampar os olhos com as palmas das mãos ou com outra técnica de relaxamento dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário