Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Itaipuaçu ganha Centro de Educação Infanti Valéria Ramos Passos.

"-Moradores do Distrito de Itaipuaçu ganharam na manhã desta quarta-feira, dia 19/02,2014, o primeiro Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) do bairro, a Unidade Proinfância CEIM Valéria Ramos Passos. Fruto do programa do governo federal Proinfância, a unidade beneficia 255 crianças de dois a seis anos, em sua maioria de famílias carentes”
.                                            A maior parte das crianças residentes em Itaipuaçu são vindas de familias em grande parte filhos de operários, tralhadores em construção, alguns inclusive caseiros.
Quando estas crianças frequentam uma sala de aula é por terem o sonho e  a oportunidade de uma vida melhor.
                                              Em Maricá temos o Fórum Permanente Pelo Direito da Criança deMaricá, onde voluntário sem fins lucrativos buscam e lutam por uma vida melhor para as crianças de Maricá.Defendemos os direitos da criança não importando o governante nem a que partido pertença.
                                                 Criança é igual em toda parte do mundo, esteja onde ela estiver, merece respeito e direito iguais,   independente de cores, raças, credos ou países.                         .
As Escolas existentes hoje em Itaipuaçu é luta de mais de 30  anos de várias entidades não governamentais, ONGS, Associação de Moradores, Trabalhadores na construçaõ civil e tantos outros.
 Queríamos uma escola no Jardim Atlantico e a contruimos às custas de inúmeros contribuientes, moradores e pedreiros que levantaram esta bandeira “a da escola” e  com trabalho voluntário foi construida por mutirão a Escola Municipal Marques de Maricá.
Em Itaipuaçu temos agora,  um Centro de  Educação Infantil Municipal, esta preparada para a inclusão social como um todo, estando neste quadro alunos com Sindrome de Down, e outras deficiência, as salas são todas adaptadas, para atendê-las ( esta era uma das lutas também da Valéria Valéria Ramos Passos , que dedicou a sua vida a caridade verdadeira, que além de seus filhos buscava o melhor para o filho do próximo..) e  pais que não tinham como levar seu filho na ANDEF, a própria Valéria os levava,. em vida incansável buscava os meios de minimizar o anseio e dificuldades do próximo.
Para terminarmos, crianças que estudaram na escolinha dos Cajueiros(como a chamamos), hoje são formadas e com  Pós-Graduação em Pedagogia e estão trabalhando no Centro De Educação Infantil Municipal  Valéria Ramos Passos no Jardim Atlântico. Lutamos e estamos vencendo e com orgulho de vermos ex-alunas da Escola dos Cajueiros, construindo um novo amanhã para as nossas crianças de Itaipuaçu de hoje, ( você sabe como  iam a escola, professores e alunos)? 
Todos iam a pé, não tinhamos transporte público, e as que saiam do turno da tarde, voltavam com a coragem de adultos. Caminhavam às escuras,  porque não tínhamos iluminação pública em nossas ruas, tendo-se em vista que o Jardim Atlântico é o segundo maior Loteamento da América Latina, imaginem como as crianças andavam.
Se é o atual governante que esta construindo as escolas, isto não importa, porque todos os outros não o fizeram? Certamente não foi por falta de verbas.
O importante é buscarmo e acreditarmos em nossos sonhos, mas sonhar com olhos aberto e pé na estrada.
Parabéns a todas as crianças que estão estudando no Centro de Educação Infantil Municipal Valéria Ramos Passos.
OBS:; A Valéria Ramos Passos ao falecer solicitou que suas cinzas fossem jogada no Mar de Itaipuaçú, local que dedicou sua missão e exemplo de vida.
Parabéns tambem aos aluninhos da Escolinha do Cajueiros e Marques de Maricá  todos estão com escolas lindas e dignas de qualquer aluno. Professora Maria Lopes de Andrade. Maricá. RJ.24 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário