Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, maio 27, 2014

Pressão Sangüínea: por que ela varia?

Pressão Sangüínea: por que ela varia?
A pressão arterial ou sangüínea depende de inúmeros fatores que intervêm a cada momento, o que explica a variabilidade da pressão arterial para um mesmo indivíduo ao longo do dia e de sua vida. Ela é mais baixa durante o sono e aumenta quando a pessoa acorda e também é mais baixa nas crianças e adolescentes do que nos idosos.

O que é pressão arterial?

O sangue bombeado pelo coração é transportado para todos os tecidos e órgãos do corpo humano através de vasos chamados de artérias. A pressão sangüínea ou arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias.
Como são definidos os valores da pressão arterial?

Ela atinge o valor máximo quando o coração se contrai e bombeia o sangue (pressão sistólica) e atinge o valor mínimo (pressão diastólica) quando o coração está em repouso, entre duas batidas cardíacas. A pressão sangüínea é sempre dada por esses dois valores: as pressões sistólica e diastólica e ambas são importantes. 

Normalmente, a pressão é representada da seguinte maneira: 120/80 mm Hg, onde o primeiro valor é a pressão sistólica (valor mais alto) e o segundo valor é a pressão diastólica (valor mais baixo).

Por que a pressão sangüínea aumenta?
Ela pode aumentar de várias maneiras:
  • coração bombear com mais força, aumentando a vazão de sangue a cada segundo;
  • as artéria maiores podem perder a sua flexibilidade habitual e ficarem "endurecidas", impedindo a sua expansão quando o sangue é bombeado para as artérias e aumentando assim a pressão sobre as paredes. Acontece com as pessoas mais velhas cujas paredes arteriais se tornam mais espessas e endurecidas por causa da aterosclerose;
  • contração temporária das artérias menores (vasoconstricção) devido ao estímulo dos nervos ou dos hormônios no sangue.
  • aumento de fluido no organismo devido ao não funcionamento adequado do rim, não sendo capaz de remover sal e água suficiente do organismo. O volume de sangue no organismo aumenta, pressionando mais as artérias.
Por que a pressão sangüínea diminui?
A pressão diminui se for reduzida a pressão de bombeamento do sangue pelo coração, se as artérias se dilatam ou se fluido é eliminado do organismo. Essas variáveis são controladas por meio dos rins e do sistema nervoso que regula as funções do organismo automaticamente (sistema nervoso autônomo).
Referências Bibliográficas
Rushmer RF. Circulación general In Rushmer RF. Fisiopatologia Cardiovascular-Mexico, Nueva Editorial Interamericana, S.A. de C.V. 3ª. Edicion, 5-11, 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário