Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, julho 15, 2014

Conheça as doenças mais mortais do mundo


Nesta seleção estão as 10 doenças mais mortais do mundo. São mais de 50 milhões de pessoas mortas por ano no planeta, quantidade maior que a população toda do estado de São Paulo.
A estimativa é um pouco mórbida, porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, entender a quantidade de pessoas que morrem anualmente, assim como a causa das fatalidades, é essencial para identificação dos problemas e aplicação de políticas públicas de saúde e com eficiência.
10°

Dengue – Mata 25.000 por ano

mosquitos da dengue doenca
A dengue é uma doença tropical transmitida pelo mosquito, sem vacina ou tratamento, e mata em torno de 25.000 pessoas por ano. É também uma das doenças de maior crescimento no mundo com a quantidade de focos registrados, partindo de 9 para 100 nos últimos 40 anos. Apesar de Dengue ter estimativa de 2.5 bilhões de pessoas no risco, geralmente não é fatal.

Leishmaniose – Mata 20.000-30.000 por ano

mosquito Leishmaniose doencas mais mortais
Como a Dengue, Leishmaniose não tem vacina ou cura, e é uma ameaça crescente com 1.3 milhões de novos casos a cada ano. Atualmente esta doença mata de 20.000 a 30.000 pessoas por ano. Ao contrário da Dengue, é um pouco mais difundida, já que prospera em condições normalmente encontradas entre os mais pobres no mundo.

Cólera – Mata 100.000 por ano

bacterias da doenca colera
Cólera é uma doença diarréica que pode matar com rapidez impressionante, às vezes em questão de horas. Apesar de matar muito menos, em comparação com a Doença do Sono Africana, é menos discriminante em local que pode atingir. É propagada por água contaminada ou alimentos, e apresenta em torno de 3 a 5 milhões de casos anualmente.

Doença do sono (tripanossomíase africana) – Mata 300.000 por ano

doenca do sono africana fatal
Esta doença mata 300.000 por ano, e é propagada pela mosca tsé-tsé, e é muito rara, desde que não se viva em um dos 36 países subsaarianos em que existe a doença. Mesmo assim, 80% dos novos casos vêm de um país, a República Democrática do Congo.

Malária – Mata de 650.000-1.2 milhões por ano

doenca da malaria
Esta doença representa um grande salto na seleção das 10 doenças mais mortais do mundo. Os números são discutíveis, com afirmação de 650.000 mortes, enquanto um estudo novo mostra que este número é próximo de 1.2 milhões.
A Malária é transmitida pelos mosquitos e é tratável e evitável. A maior parte das mortes acontece na África, onde tratamento é ou não disponível ou inacessível.

Pneumonia – Mata 1.1 milhões de crianças por ano

virus bacteria pneumonia
A Pneumonia é conhecida por ser a número 1 quando se trata de mortes de crianças, de menos de 5 anos de idade. A doença inflama os pulmões, é transmitida por multidão de vírus. A doença pode ser contraída em quase todo lugar, mas felizmente é tratável e curável, o que significa que a maioria das mortes acontece fora do mundo desenvolvido.

Tuberculose – Mata 1.3 milhões por ano

tuberculose uma das doenças mais mortais do mundo
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em torno de um terço das pessoas, cerca de 2 bilhões, atualmente têm Tuberculose. E deste número, em torno de 1.3 milhões morrem anualmente.
Trata-se de uma doença transmitida pelo ar, ou seja, estar próximo à pessoa infectada poderia resultar em infecção. Embora seja curável, requer um tratamento caro de 6 meses que não é viável em muitas partes do mundo.

Câncer de Pulmão – Mata 1.6 milhões por ano

pulmao com cancer e sem
Trata-se do câncer que mais mata, sendo responsável por 1.6 milhões de mortos anualmente. A taxa de sobrevivência é baixa, e a melhor medida a tomar é evitar o fumo do tabaco em qualquer hipótese, para ambos os fumantes como no caso dos passivos. Um estudo do Reino Unido apontou 86% de todos os casos neste fator.

AIDS – Mata 1.6 milhões por ano

aids
HIV/AIDS mata 1.6 milhões de pessoas, anualmente, e infecta 2.3 milhões de pessoas por ano também. Um total de cerca de 35 milhões de pessoas estão atualmente infectadas com esta doença. É transmitida por fluidos corporais e não tem cura; matou cerca de 36 milhões de pessoas pelo mundo desde que foi documentada no ano 1981, pela primeira vez.

Doença Isquêmica do Coração – Mata 7.4 milhões por ano

Cardiopatia Isquemica
No ano 2012, foram cerca de 7.4 milhões de pessoas mortas por esta doença. É causada por pressão alta do sangue, obesidade e tabagismo, entre outros fatores, e resulta em corte de sangue para coração, freqüentemente resultando em ataques cardíacos. É o assassino número 1 em países ocidentais e continua um flagelo pelo mundo inteiro.https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/14737cf6f9da66c2

Nenhum comentário:

Postar um comentário