Maria Lopes

Maria Lopes

quarta-feira, novembro 05, 2014

Ortiz Júnior (PSDB) teve mandato cassado na Justiça Eleitoral



Ortiz Júnior (PSDB) teve mandato cassado na Justiça Eleitoral 

SÃO PAULO — O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, nesta terça-feira, o mandato do prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Júnior (PSDB) por abuso de poder econômico e político. Por quatro voto a dois, o Pleno da Corte acolheu pedido do Ministério Público (MP) contra Ortiz Júnior. A promotoria acusa o prefeito e seu pai de irregularidades na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), braço da Secretaria de Estado da Educação.
De acordo com o Ministério Público, Ortiz Júnior e o pai, Bernardo Ortiz, teriam fraudado as licitações da compra de mochilas na FDE, presidida por Bernardo, para financiar a campanha do tucano à prefeitura. Ele nega as acusações. Ortiz Júnior teve o mandato cassado em agosto de 2013 pela Justiça Eleitoral de Taubaté e recorreu.
O Tribunal Regional Eleitoral tem até 10 dias para publicar o acórdão desta terça no Diário Oficial. A partir desta data, os advogados de Ortiz têm até três dias para entrar com pedido de recurso contra a cassação no TSE.
Em nota, o prefeito disse que respeita a Justiça, mas não concordo com a decisão. Ele destacou que foi absolvido da acusação de fraude na FDE duas vezes pelo Tribunal de Contas do Estado, pela Corregedoria e pela Justiça Criminal, no Tribunal de Justiça de São Paulo.
"Esclareço ao povo de Taubaté que, embora respeite a Justiça, não concordo com a decisão apresentada nesta terça-feira, dia 04 de novembro, pelo Tribunal Regional Eleitoral. Esta decisão vai no caminho contrário à todas as anteriores, já que fui absolvido duas vezes pelo Tribunal de Contas do Estado, pela Corregedoria e pela Justiça Criminal, no Tribunal de Justiça de São Paulo. Essa última absolvição a pedido, duas vezes, do Ministério Público”.


Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/tre-de-sao-paulo-cassa-mandato-do-prefeito-tucano-de-taubate-14462710#ixzz3IE9IlZGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário