Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

PETROBRÁS BATE RECORDE EM PRODUÇÃO DE DERIVADOS EM SUAS REFINARIAS NO BRASIL

Refinarias PetrobrasUm novo recorde foi atingido pela Petrobrás, desta vez na produção de derivados em suas refinarias no Brasil, atingindo a marca total de 2,17 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). O recorde anterior era do ano de 2013, quando foi produzido um volume de 45 mil bpd menor que no último ano. Este é o sexto recorde anual seguido da companhia.
Entre os derivados mais consumidos pelo mercado, o Diesel teve sua produção total de 311 milhões de barris, acréscimo de 1 milhão em relação a 2013. O início de operação das unidades de tratamento de diesel da Refinaria de Paulínia (Replan), da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) foram grandes responsáveis deste número. Seis refinarias atingiram recorde anual, graças a maior utilização das unidades de destilação e de hidrotratamento, respondendo por 72,3% da produção, entre elas Replan, Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).
A produção de gasolina também cresceu 1 milhão de barris frente a 2013, ficando em 180 milhões. A maior utilização das unidades de craqueamento – processo utilizado para transformar óleos pesados em derivados de petróleo mais nobres – foi apontada como maior responsável pelo crescimento de produção. Mais de um terço da produção veio de quatro refinarias que alcançaram seus maiores níveis de produção anual: RLAM, Refap, Regap e Recap.
O terceiro derivado mais consumido, querosene, teve produção total de 38 milhões de barris em 2014, tendo crescimento de 3 milhões de barris em relação ao ano anterior. A integração entre refinarias e redistribuição de mercados foi um dos dados apontados para o bom resultado, bem como a otimização dos processos produtivos. Cinco refinarias alcançaram recorde anual, respondendo por 56,6% da produção de querosene: Refinaria Duque de Caxias (Reduc), Replan, Regap, Repar e Refinaria Isaac Sabbá (Reman).
Os derivados voltados para a indústria também tiveram novos recordes de produção. Entre eles estão: asfalto – 3,3 milhões de toneladas produzidas-, propeno – 882 mil toneladas produzidas-, óleo básicos – 680 milhões de litros- e parafina – 89 mil toneladas-
.http://www.petronoticias.com.br/archives/63966

Nenhum comentário:

Postar um comentário