Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, maio 31, 2015

10 rotas de trens mais longas do mundo

Posted: 30 May 2015
Desde os estágios evolutivos, o homem tem feito progressos fenomenais, tanto quanto em relação desenvolvimento de infra-estrutura como transporte. O homem foi capaz de conectar muitas partes do mundo através de estradas, trilhos e pelo ar.
Um dos meios de transporte mais importantes é a ferrovia e em muitos países em torno do planeta, desenvolveram extensas redes ferroviárias para servir a economia, bem como a população, por ligar lugares distantes. Nesta seleção estão as 10 rotas de trens mais longas do mundo em 2015.
Em relação ao Brasil, mesmo que várias pessoas não imaginem, no país também há possibilidade de viajar de trem, que pode representar experiência surpreendente aos aventureiros. Há possibilidade de viagem desde uma Maria Fumaça antiga até trens de mais modernidade e conforto.
Um trecho ferroviário turístico brasileiro se destaca, de Curitiba(PR) para Morretes(PR). A viagem é muito interessante pela vista, em especial na região da Serra. É determinada uma das rotas ferroviárias de maior beleza do país.
O trecho compreende 110 km, com construção em objetivo comercial no século 19 e atualmente recebe vários turistas. Os preços das passagens variam bastante, com opção para diversos gostos, até apresentando vagões de luxo.
Mais trechos ferroviários turísticos que se destacam são de Aquidauana(MS) para Miranda(MS), e de São Luís(MA) para Parauapebas(PA), e ainda de Belo Horizonte(MG) para Vitória(ES).
10°

Xangai-Lassa, China Railways

Shanghai-Lhasa entre as rotas de trens mais longas do mundo

Esta é a décima posição na seleção das 10 rotas de trens mais longas do mundo, e está entre as cidades chinesas de Xangai e Lassa, que é servida pelo trem T164 da China Railways. O percurso é de 4373 km de comprimento e é coberto por trem diário em 48 horas e 56 minutos, parando em 12 estações no caminho.

Chicago-Los Angeles, Amtrak

Chicago-Los Angeles entre as rotas de trens mais longas do mundo

Esta rota de trem é de 4.390 km de extensão entre as duas principais cidades dos Estados Unidos, Chicago e Los Angeles. O trem Texas Eagle 21/22 de serviço da Amtrak Railway corre 3 vezes por semana nesta rota, cobrindo a distância em período resumido a 65 horas e 20 minutos, tendo 40 paradas durante o percurso.

Harbin-Haikou, China Railways

Harbin-Haikou entre as rotas de trens mais longas do mundo

O trem diário K1121 da China Railways cobre uma distância de 4.458 km entre as cidades de Harbin e Haikou na China, no período total de 65 horas e 42 minutos, com parada em 52 pontos pelo caminho.

Toronto-Vancouver, Via Rail

Toronto-Vancouver entre as rotas de trens mais longas do mundo

Esta rota de trem está entre as cidades canadenses de Toronto e Vancouver (Canadá). A rota de trem de extensão de 4.466 km é atravessada pelo trem 3 vezes na semana, The Canadian ½, da Via Rail em um período de 86 horas, ou seja, 3 dias. E realiza 66 paradas no percurso.

Cantão-Urumqi, China Railways

Guangzhou-Urumqi entre as rotas de trens mais longas do mundo

Esta rota de trem está entre Cantão e Urumqi na China, que é servida pelos trens diários Z136/7-Z138/5 da China Railways. O trem cobre uma distância de 4.684 km em totais 49 horas e 34 minutos, parando em 31 estações no percurso.

Xangai-Kuldja, China Railways

Shanghai-Yining entre as viagens de trens mais longas do mundo

A rota de trem entre Xangai e Kuldja, tem gstão por China Railways do trem diário, T206/3-T204/5. A rota de extensão de 4.742 km é percorrida em 55 horas e 43 minutos, com 32 paradas no caminho.

Cantão-Lassa, China Railways

Guangzhou-Lhasa entre as viagens de trens mais longas do mundo

A rota de trem de Cantão para Lassa mede em extensão 4.980 km. O trem diário T264 da China Railways viaja o percurso em 54 minutos e 30 minutos, com 10 paradas em sua rota.

Moscou(Rússia)-Pequim(China) via Ulan Bator, Russian Railways/Mongolian Railways/China Railways

Moscow-Beijing via bator entre as viagens de trens mais longas do mundo

Esta rota é terceira posição nesta seleção, das 10 rotas de trens mais longas do mundo. Esta rota de trem de cruzamento do país é de extensão 7.826 km é servido por um trem semanal 43/33, que atravessa a distância em 131 horas, que correspondem a 5.5 dias, fazendo 33 paradas ao todo.

Moscou(Rússia)-Pequim(China) via Harbin(China), Russian Railways/China Railways

Moscow-Beijing via Harbin entre as viagens de trens mais longas do mundo

Em segunda posição nesta seleção, das 10 rotas de trens mais longas do mundo, se destaca esta rota com 8.984 km de extensão, entre Moscou na Rússia e Pequim na China. A rota é servida por um trem semanal Vostok 020W/0194, que cobre um período de 144 horas, que são 6 dias, com 44 paradas no percurso.

Moscou-Vladivostok, Russian Railways

Moscow-Vladivostok entre as viagens de trens mais longas do mundo

Uma rota ferroviária de 9.259 km de extensão, entre Moscou e Vladivostok, é a ferrovia mais longa do mundo, sendo posição líder nesta seleção, das 10 rotas de trens mais longas do mundo. É atravessada pelo trem Rossiya 002 da Russian Railways, que funciona em dias alternados e leva 178 horas, que são 7 dias, para chegar ao seu destino, parando em 67 estações no caminho.
E algumas outras rotas de trem que são consideradas como as mais longas do mundo são aquelas entre Sydney-Perth(Austrália), Dibrugarh-Kanyakumari(Índia), Hangzhou-Urumqi(China), e Changchun-Kunming(China). A maioria destas está localizada na China. Esse país também se destaca na lista das maiores e mais altas pontes do mundo e maiores hidrelétricas.



Todo o conteúdo do blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Top 10 Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário