Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, março 20, 2016

Quando os holofotes se apagam SOS Itaipuaçu - Condominio Minha Casa Minha Vida.

Após os holofotes se apagarem como se encontram as famílias que residem no  Condomínio Carlos Mariguella na Reserva Verde em Itaipuaçu ?

 A enchente ocorreu em 01 de março de 2016 e estamos em 19 de março, agora os moradores tentam se reerger desta tragédia que sofreram com a enchente que segundo dados atingiram 200 milímetros de chuva. 

Todos os  moradores do primeiro andar perderam absolutamente tudo e ainda neste sábado continuam a limpeza do pouco que restou de seus pertences. 

A maior parte dos apartamentos se encontram totalmente vazios estando os moradores apenas com alguns poucos bancos ou cadeiras para se sentarem. 

Ainda hoje (19 de março) o semblante das pessoas demonstra não acreditarem no que ocorreu ou não acordaram de um terrível pesadelo. 

A Caixa Econômica entregou todos os apartamentos pintados de branco e alguns moradores ao receberam seus imóveis  os colocou de acordo com suas preferências pessoais de  decorações e pinturas nas paredes .  

Alguns blocos de apartamentos além da água  da enchente tiveram seus apartamentos invadidos por fezes impossibilitando  a utilização do pouco que sobrou de seus pertences.

Num dos apartamentos sem absolutamente nenhum mobiliário verifiquei o carinho com que haviam  arrumado o  apartamento, a parede docorada com um lindo painel pintado de flores, como se fora a realização de um sonho maior o de ter alcançado o projeto de  qualquer família, o de adquirir sua casa própria. 

Noutro  imóvel o morador ainda muito desolado retirava o que sobrou dos móvies do quarto e colocava do lado de fora montando uma fogueira por não ter nenhuma condições de reutilização. 

Uma das moradoras colocou o  colchão de casal que foi recoberto de fezes no dia da enchente, a moradora me confirmou não ter condições de comprar outros móveis para o quarto: 

-"Estou tentando secar este colchão e o pouco que sobrou das gavetas do guarda roupa," palavras da moradora, que prefiro não citar o nome. 

Solicitei licença para visitar o apartamento dela que me mostrou meia dúzia de chícaras também sem condições de reuso, estavam num balde com cloro mas  afirmou não ter coragem de usar por terem tido contato com as fezes que invadiram seu apartamento.  

Na cozinha um velho fogão e algumas panelas, mostrou-me também uma única faca que sobrou da avalanche que sofreram pela chuva,  me informou também que este ano completará 60 anos e que mesmo com todo este transtorno se concontra grata por hoje ter seu próprio cantinho para morar e  que reside em Itaipuaçu há mais de 30 anos, onde criou e educou seus filhos como  caseira e que  jamais imaginou ter um dia sua casa própria, em tom de alegria comentou que todos seus filhos conseguiram estudar e  no dia da enchente estava em seu apartamento seu netinho recém nascido e que apesar da perda de todos os bens materiais o maior transtorno neste cenário foi ver o menininho naquelas condições sem nada que se pudesse 
 fazer para melhorar aquela situação.

Comentou também que a família dela é grande, cinco filhos, noras e netos mas neste momento  nem sequer possuem pratos suficiente para a  hora das refeições. 

E novamente me supreendeu:
-Já passei por muitos transtornos na vida  mas já  estou superando mais esta etapa, tenho certeza que conseguirei aos poucos refazer o qua a chuva nos retirou, afinal  não foi só em  Maricá que passou por estes transtornos e  sei também que muitas pessoas  foram atingidas por esta enchente em todo o Rio de Janeiro. O importante é que minha família esta bem e meu mais novo netinho esta muito lindo, o restante iremos conquistando aos poucos novamente. 

Solicito a todos que possam colaborar com estas família que levem pessoalmente sua solidariedade  a estes moradores por estarem precisando de tudo que se imagina para o dia  a dia de uma família. 

Aprendi muito com esta senhora que ao longo de toda nossa conversa demonstrou ser uma pessoa grata, falou inclusive que o Prefeito QuaQua de Maricá merece seu agradecimento por tê-la ajudado a conseguir sua casa própria com a construção deste condomínio, comentou inclusive que de todos os prefeitos  que já passaram por Maricá nenhum jamais foi capaz de realizar tantas obras.

O Condomínio Carlos Mariguella  ‘Minha Casa, Minha vida’ fica na Estrada de Itaipuaçu, favor divulgar entre seus amigos. 


Pratique a Fraternidade.

Maria Lopes. Itaipuaçu, 20 de março de 2016, sem holofote.



https://www.youtube.com/watch?v=_koya8k8Qtw

Nenhum comentário:

Postar um comentário