Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, dezembro 16, 2023

Anvisa aprova registro de primeira vacina para bronquiolite

 Maria Lopes e Temas Transversais

Anvisa aprova registro de primeira vacina para bronquiolite

A vacina Arexvy foi aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais.




Trata-se de uma doença em que os bronquíolos, que são estruturas que fazem parte dos pulmões, ficam inflamados por causa de um contato com um vírus. Ela acaba por gerar um acúmulo de líquidos nos pulmões, fazendo com que os bronquíolos se tornem mais grossos e, dada a presença de muco, podem ficar obstruídos, dificultando a entrada e, particularmente, a saída de ar. Por esse motivo, não é raro a bronquiolite ser confundida com uma crise de asma.

Em adultos e crianças, essa mesma condição é chamada de bronquite, mas a bronquiolite em bebês recebe esse nome porque é uma condição de uma gravidade um pouco mais acentuada, considerando que o sistema respiratório de bebês ainda não é plenamente formado.

 Quais são as causas da Bronquiolite?

A bronquiolite é causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios. Outros motivos também podem causar a condição, como o adenovírus, influenza, parainfluenza, a inalação de poeira, fumaça, gases tóxicos e reações induzidas por medicações. Ao levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos, o doente os contamina e espalha a doença quando toca em outro indivíduo.

Quais são os sintomas da Bronquiolite?

Entre os principais sintomas de bronquiolite em bebês, podemos destacar:

  • Falta de ar;
  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado no peito;
  • Boca e ponta dos dedos adquirem uma aparência azulada (cianose, causada pela falta de circulação de oxigênio no sangue);
  • Tosse;
  • Febre frequente;
  • Fadiga;
  • Respiração rápida.

Um dos sinais de bronquiolite também pode ser identificado quando a criança respira. Se é possível visualizar o espaço entre uma e outra costela quando ela faz o movimento de inalar, é necessário levá-la de imediato ao médico para uma investigação mais apropriada.

Como é o tratamento da Bronquiolite?

Os antibióticos não ajudam no tratamento da bronquiolite, por isso é preciso seguir as recomendações médicas em relação aos medicamentos que devem ser utilizados para aliviar os sintomas.

É preciso manter a criança bem hidratada e em repouso, além de evitar ao máximo que ela tenha contato com fumantes. Podem ser recomendadas a realização de sessões de inalação para aliviar o pulmão da criança e a lavagem nasal com soro fisiológico.

Como prevenir a Bronquiolite?

É possível prevenir a bronquiolite por meio de palivizumabe, por ser uma imunoglobulina que induz a imunização passiva específica contra o vírus sincicial respiratório (VSR), além da bronquiolite e pneumonias.

Outras maneiras de prevenir a doença é manter o bebê longe do vírus que causa a bronquiolite, evitando contato próximo com crianças ou adultos que estejam no início do ciclo de infecções respiratórias (quando a doença é mais contagiosa). Se ele estiver em uma creche onde outras crianças possam ter o vírus, certifique-se de que os responsáveis por ele mantenham as mãos bem lavadas – assim como as mãos das crianças infectadas.


A Anvisa aprovou, na segunda-feira (4/12), o registro da vacina Arexvy, da empresa GlaxoSmith Kline. A vacina é indicada para prevenção da doença do trato respiratório inferior (DTRI) causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Esta é a primeira vacina registrada no Brasil contra o VSR, principal vírus causador de bronquiolite.

A vacina foi aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única.  A tecnologia utilizada para a vacina é de proteína recombinante. Nesse caso, uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade.

O pedido de registro do medicamento foi enquadrado como prioritário, nos termos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 204/2017, por se tratar de condição séria debilitante. Além disso, é uma doença de grande impacto público, principalmente pela faixa etária atingida, que possui grande índice de hospitalizações causadas por infecção pelo VSR.

Fonte: Anvisa

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/bronquiolite

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/bronquiolite



Nenhum comentário:

Postar um comentário