Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, janeiro 23, 2024

Macaé firma parceria em defesa da história dos ferroviários da cidade

Maria Lopes e Temas Transversais



Macaé firma parceria em defesa da história dos ferroviários da cidade

Extra (RJ) – A preservação de espaços públicos históricos e o resgate da atuação dos profissionais ligados a uma das principais atividades de origem do processo industrial de Macaé serão promovidos por meio de parceria firmada entre a prefeitura e a Associação dos Ferroviários de Macaé. A iniciativa também tem o objetivo é ampliar o projeto de formação técnica para profissionais em áreas voltadas à mecânica, elétrica e automação foi estabelecida nesta sexta-feira (19).

O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) reuniu-se com o presidente da Associação Lauro Martins e os diretores Grupo de Resgate Histórico dos Mestres e ex-Alunos da Ferrovia. Eles debateram o resgate e preservação da história da atividade ferroviária na cidade, o que marca o início do processo histórico de desenvolvimento da cidade até a década de 70. Outro destaque é instalação do Centro de Memória Ferroviária em área da estação ferroviária de Macaé, atualmente sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com a preservação das características originais do espaço.

 – A nossa proposta é preservar espaços que contam a história da nossa cidade e possuem significado através da dedicação dos macaenses que preservam a memória da ferrovia – afirmou o prefeito.

Além da preservação da estação ferroviária, o município apoiará o projeto do Grupo de Resgate Histórico dos Mestres e Ex-Alunos da Ferrovia, que já oferece cursos e capacitação de novos profissionais em áreas técnicas de mecânica.

– O nosso objetivo é formar novos profissionais que atuam em áreas técnicas de origem do sistema ferroviário. Atuamos hoje na Associação e a proposta é ampliar esse trabalho – destacou Adimar Brandão de Miranda, do Grupo de Resgate.

Macaé prossegue com o projeto de reforma da antiga estação ferroviária de Glicério, que agora depende da finalização do processo de elaboração do termo de cooperação entre a prefeitura e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), com autorização do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Fonte: https://extra.globo.com/rio/cidades/macae/noticia/2024/01/macae-firma-parceria-em-defesa-da-historia-dos-ferroviarios-da-cidade.ghtml


Imagem ilustrativa: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_litoral/macae.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário