Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, janeiro 23, 2024

Petrobrás: expansão de Refinaria Abreu e Lima ampliará em 40% produção de diesel

 Maria Lopes e Temas Transversais.

Petrobrás: expansão de Refinaria Abreu e Lima ampliará em 40% produção de diesel

De acordo com a estatal, as obras no empreendimento vão aumentar em até 13 milhões de litros diários a produção de diesel S10 com baixo teor de enxofre



A retomada da ampliação do parque de refino brasileiro, com as novas atividades na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), é essencial para um projeto de desenvolvimento nacional com segurança energética e autossuficiência na produção de derivados.

“A conclusão das obras do trem 1 da Rnest e o início do segundo trem são um impulso importante da Petrobrás nessa agenda, mas ainda insuficientes”, afirma o diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Mahatma dos Santos.

Na quinta-feira (18), houve uma cerimônia para marcar a retomada de investimentos da Rnest, no município de Ipojuca, em Pernambuco. As obras pararam em 2015, e os investimentos previstos para a conclusão da refinaria são de cerca de R$ 6 bilhões, ampliando a capacidade de processamento, com a geração de aproximadamente 40 mil empregos diretos e indiretos,

O diretor técnico do Ineep destaca para a necessidade do projeto, “interrompido desde 2015 e substituído por um programa desastroso de venda de ativos estratégicos por valores abaixo do mercado”.

“Sem dúvidas esses empreendimentos contribuirão para geração de emprego e renda no estado de Pernambuco, tanto na execução da obra quanto durante a operação das novas instalações. Ademais, a capacidade de processamento de óleo da refinaria, que passará de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia em um primeiro momento e poderá a chegar a 260 mil barris por dia em 2028, representará apenas cerca de 10,0% da capacidade de refino instalada hoje no país”, comentou ele.

Segundo Santos, do ponto de vista nacional, esse incremento de 145 mil barris por dia até 2028, representará uma redução de aproximadamente 65% da diferença entre a demanda (consumo aparente) e a produção nacional de derivados, considerando a manutenção dos níveis atuais de consumo.

“Com base nestes números e diante da necessidade de busca pela autossuficiência na produção de derivados de petróleo, é que o Ineep defende uma expansão robusta do parque de refino da Petrobrás”, acrescentou ele.

Rnest: importância para o refino e projeto nacional

Considerada a mais moderna refinaria da Petrobrás, a Rnest foi projetada com dois conjuntos de unidades de refino independentes para a flexibilidade na utilização de vários tipos de petróleo com maior confiabilidade operacional. Sua produção é focada em diesel (70%), mas processará também nafta, óleo combustível, coque e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), segundo a Petrobrás,

A refinaria foi projetada para produzir diesel com baixo teor de enxofre de acordo com os rígidos padrões internacionais, o Diesel S-10 (concentração de 10 partes por milhão de enxofre). Dentre as principais vantagens ambientais do Diesel S-10 está a redução em até 80% das emissões de material particulado e em até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio.


Fonte(s) / Referência(s):


Nenhum comentário:

Postar um comentário