Este espaço foi criado para falarmos sobre os mais diversos assuntos:
-Filosofia, Notícias, Saúde, Ciências, Novidades, assuntos que se enlaçam em entrelinhas.
Maria Lopes
sábado, junho 29, 2024
A História da Mulher - Destaque Carolina Maria de Jesus, Maria Bonita, Maria Montessori, Maria Clara Jacob Machado
Maria Lopes e Temas Transversais.
A História da Mulher - Destaque Carolina Maria de Jesus, Maria Bonita, Maria Montessori, Maria Clara
Jacob Machado
Transmissão ao vivo realizada -MARICÁ
13 visualizações • Transmissão ao vivo realizada há 2 horas • MARICÁ
A História da Mulher - Destaque Carolina Maria de Jesus, Maria Bonita, Maria Montessori, Maria Clara Jacob Machado e Ana Neri e as 5 mulheres mais influentes na visão deles (BBC News Brasil)
Pré-História e História Antiga. As mais recentes descobertas de uma religião humana remontam inicialmente ao culto aos mortos (300.000 a.C.), e ao intenso culto da cor vermelha ou ocre associado ao sangue menstrual e ao poder de dar a vida. Na mitologia grega, a chamada mãe de todos os deuses, a deusa Réia (ou Cibele, entre os romanos), também representada pela imagem de uma mulher ladeada por duas leoas, exprime este culto na própria etimologia: réia significa terra ou fluxo. Campbell argumenta que Adão, do hebraico אדם relacionado tanto a adamá ou solo vermelho ou do barro vermelho, quanto a adom ou vermelho, e dam, sangue, foi criado a partir do barro vermelho ou argila. A identidade da religião com a Mãe terra, a fertilidade, a origem da vida e da manutenção da mesma com a mulher, seria, segundo Campbell, retratada também na Bíblia: "a santidade da terra, em si, porque ela é o corpo da Deusa. Ao criar, Jeová cria o homem a partir da terra [da Deusa], do barro, e sopra vida no corpo já formado. Ele próprio não está ali, presente, nessa forma. Mas a Deusa está ali dentro, assim como continua aqui fora. O corpo de cada um é feito do corpo dela. Nessas mitologias dá se o reconhecimento dessa espécie de identidade universal".
Segundo Walter Burkert, um dos mais respeitados arqueólogos da Antiguidade: "As deusas do politeísmo grego, tão diferentes e complementares, são ainda assim consistentemente similares numa etapa inicial, com uma ou outra simplesmente convertendo-se em dominante em um santuário ou cidade. Cada uma é a Grande Deusa presidindo sobre uma sociedade masculina, cada uma é representada em seu aspecto de Potnia Theron ou 'Senhora dos Animais', incluindo Hera e Deméter". Ou ainda: "Em particular, parece que uma antiga deusa grega, especialmente 'qua' 'Senhora dos Animais' foi individualizada na Grécia sob várias formas, como Hera, Ártemis, Afrodite, Deméter, e Atena; e acrescenta: A ideia de uma Senhora dos Animais é amplamente disseminada na Grécia e é muito possível que tenha origens no Paleolítico; na religião oficial grega isso sobrevive no mínimo para além do folclórico" (Burkert 1985, p. 154, 172)
Do matriarcado ao patriarcado
A mulher e a família em Roma
Idade Média
Política
Destaque - Maria Bonita
Maria Gomes de Oliveira (Santo Antônio de Glória, 17 de janeiro de 1910[nota 1] – Poço Redondo, 28 de julho de 1938), conhecida como Maria de Déa ou Maria Bonita, foi uma cangaceira brasileira. Era a companheira de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Biografia
Origem
Filha de Maria Joaquina Conceição de Oliveira, conhecida como Dona Déa, e de José Filipe Gomes de Oliveira, Maria nasceu e cresceu em uma família humilde, no povoado de Malhada da Caiçara, que atualmente se localiza no município de Paulo Afonso, na época pertencente ao município de Santo Antônio de Glória, atualmente conhecido como Glória, no sertão baiano.
e muito mais.
Destaque - Maria Montessori
Maria Tecla Artemisia Montessori (Chiaravalle, 31 de agosto de 1870 – Noordwijk aan Zee, 6 de maio de 1952) foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora.
Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da autoeducação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário