Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, outubro 13, 2009

Educação infantil revela problemas



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou mais uma análise dos microdados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2008, preparada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A desigualdade verificada na raiz do analfabetismo também é constatada em outros níveis de ensino, como por exemplo, a educação infantil. A taxa de frequência à creche entre crianças de zero a três anos é de 18,1% e menos de 80% dos meninos e meninas de quatro a seis anos frequentam a pré-escola.

Na faixa etária da creche, a frequência é menor entre as crianças da Região Norte (8,4%); negras e pardas (15,5%); do meio rural (7,2%) e entre os mais pobres (10,7%). Mesmo no ensino fundamental, onde o acesso à escola é considerado universal, onde 97,9% das crianças e adolescentes de sete a 14 anos frequentam bancos escolares. O Ipea sublinha o "hiato" do sistema educacional brasileiro no século 21. Dados apontam que apenas 55 em 100 alunos que concluem o ensino fundamental estão na idade adequada (9º ano, com 14 anos de idade).

A Gazeta (MT); O Povo (CE); Gazeta de Alagoas (AL); Jornal de Brasília (DF) – 09/10/2009

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