Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, outubro 13, 2009

MST protesta contra fim das escolas nos assentamentos

ELDER OGLIARI - Agencia Estado

PORTO ALEGRE - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez, hoje, manifestações e organizou aulas em praças públicas de Porto Alegre e São Gabriel para protestar contra a extinção das escolas itinerantes.
Na capital gaúcha, cerca de cem crianças foram levadas para a Praça Marechal Deodoro, diante do Palácio Piratini, onde ouviram a educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva do pedagogo Paulo Freire, falar sobre a importância da educação para o desenvolvimento do País.
Nas chamadas "escolas itinerantes" educadores iam aos acampamentos e também acompanhavam deslocamentos ensinando os filhos dos sem-terra. No início deste ano, por acordo com o Ministério Público Estadual, o governo do Rio Grande do Sul extinguiu o sistema, que funcionava há 12 anos, e se comprometeu a oferecer transporte para os filhos dos sem-terra se deslocarem até as escolas fixas das regiões onde estão os acampamentos.
Segundo o MST, a promessa não foi cumprida, e cerca de 600 crianças perderam o ano letivo. A Secretaria da Educação afirma que disponibilizou transporte e matrículas aos interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário