Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, março 03, 2014

Marte Retrógrado – Seu Símbolo e seu Mito

Marte, deus da guerra, filho de Zeus e Hera. Muitas vezes dedicava-se à violência gratuita, às qualidades marciais, tão evocada pelos heróis e guerreiros. Era um deus não muito bem visto no mundo grego, porém exaltado entre os romanos que lhe chamavam Ares. Seu símbolo evoca a manifestação do fogo primordial. Dado às paixões, perdia facilmente a calma, partia para a batalha de cabeça quente e muitas vezes no momento errado.
Hoje, dia 01 de Março de 2014, as 14:22min (PoA/RS), Marte entrou em retrogradação no signo de Libra. Ele demora para retrogradar e quando o faz, demora por volta de dois meses mais ou menos para sair da retrogradação, por tanto no dia 19 de Maio estará voltando ao movimento direto.
Talvez não precisemos dizer que a energia da retrogradação vai em direção oposta à energia natural de Marte, de fato não combina nadinha com este planeta.  Na retrogradação, Marte se sente acanhado, preso, contido, frustrado, atrasado; fica sujeito a acidentes mais que o normal e todos os seus esforços são mal-empregados deixando sua agressividade acima do que seria normalmente se fosse bem empregada. 
A Natureza de Marte é vivaz, combativa, de vontade férrea, apaixonado, violento, esportista, até protetora. Todas as grandes coisas se tornam possíveis quando o poder do guerreiro é dedicado ao crescimento pessoal ou, como diriam os hindus, à conquista de nossos demônios interiores. Em um mapa natal ele representa o guerreiro interior ou Animus, um dos mais importantes arquétipos masculinos.
A função de Marte é trazer à tona a energia da pessoa ou situação para lutar por algo que deseja.  O comportamento de Marte varia muito de acordo com quem o acompanhava nos relatos míticos. Quando em campo de batalha e a companhado de Éris (a Discórdia), sua irmã gêmea, era violento, cruel e ciumento. Em companhia de Athena, também irmã, empenhava-se estrategicamente em vencer inimigos inteligentes; alguns estudiosos no assunto, diziam que esta era o mesmo Marte só que positivo. Já com Afrodite, sua paixão, entregava-se aos instintos e paixões, porém era protetor, persistente e dedicado (pelo menos enquanto durava o fogo.. que logo apagava).  Se formos olhar para um mapa Astrológico, o mesmo acontece, dependendo do signo, da casa e do aspecto, Marte vai se comportar de acordo, porém nunca de forma diferente de sua natureza original.
Marte R 2
Em Libra, Marte é desafiado a associar inteligentemente a energia marciana a sensatez e compassividade de Libra. Neste signo, Marte faz dos relacionamentos o cenário perfeito para enfrentar as fanfarronices da vida. Já que o concelho do guerreiro é de que: ” conflitos sempre são necessários para testar nossa resistência natural ás tensas situações, às possíveis brigas e desavenças de qualquer provável encontro com o outro”.   Além do que, essa atitude munida de inteligência, traz como consequência um desfecho conciliador tanto esperado em ações agressivas positivas de Marte.
Porém, por mais otimistas que tentemos ser, Marte em Libra estará Retrógrado, e será bem mais provável termos resultados difíceis, para não dizer, negativos. A frustração imposta pela retrogradação nos faz frágeis, neste signo. A capacidade de enfrentamento poderá estar ausente. Pode ocorrer arrependimento por excesso ou falta de um posicionamento de nossa parte. Poderemos nos envolver em situações onde medo e a preocupação de causar a ira nos outros dificulte nossas tomadas de decisão.  Pode ocorrer muita injustiça, também uma disposição para usar de diplomacia para fins egoístas.  Os conflitos podem gerar um estresse que comprometa nosso equilíbrio emocional, queda de resistência física e psíquica, diminuindo nossa capacidade de realização.
Um exemplo de Marte Retrógrado está em uma obra de William Shakespeare – Tudo está bem quando acaba bem, I, II:
“Monsieur Parolles, nascestes sob uma estreia caridosa.”
“Sob a influência de Marte.”
“Foi o que pensei, sob Marte.”
“E, por que sob Marte?”
“As guerras vos mantêm tão por baixo que deveis ter
nascido sob Marte.”
“Quando estava predominante.”
“Penso antes que estivesse retrógrado.”
“Por que pensais assim? ”
“‘Recuais sempre quando lutais.”
 O que não devemos fazer quando Marte está retrógrado?
  • Nada de tomar decisões apressadas, é um período em que a falta de assertividade será maior e por tanto, dada à enganos;
  • Não confunda diplomacia com subserviência, nem assertividade e presença de espírito com agressividade;
  • Não traz boas vibrações uma mudança de residência em épocas de Marte Retrógrado;
  • Não execute tarefas importantes sem meticulosidade, cautela e paciência;
  • Deixe inaugurações, novos projetos e inícios importantes da sua vida para depois desta configuração astrológica;
  • Não se estresse com os atrasos nesta época, pois é bem normal;
Como poderemos aproveitar Marte quando está Retrógrado?
  • Tarefas mal acabadas ou interrompidas devem ser revisitadas;
  • Exercícios repetitivos e tarefas rotineiras são neutras.
  • Procure estar o mais atento e auto-observador possível nesta época, poderá evitar acidentes, seja responsável por suas ações;
  • Será ótimo trabalhar a imagem paterna, arquetípica neste período;
  •  Reformas são bem-vidas neste período, mas tome sempre cuidado e planeje bem e tudo vai dar certo!
Para aprofundar sobre o que é a retrogradação, indicamos olhar em nosso post:  ” Como melhor entender e aproveitar os Planetas Retrógrados” (Out 25, 2013) → 
http://www.cruxaustralis.com.br/2014/03/01/marte-retrogrado-seu-simbolo-e-seu-mito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário