Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, dezembro 05, 2014

Tomar aspirina todos os dias faz bem à mulher? Depende da idade, diz estudo Leia mais em:



Para as mulheres saudáveis, tomar regularmente doses baixas de aspirina pode causar mais mal do que bem, sugere um novo estudo. Mas à medida que as mulheres envelhecem, o equilíbrio entre os benefícios e os riscos da aspirina parece mudar. Os resultados mostram que mulheres com idade superior a 65 anos podem se beneficiar ao tomar o medicamento.
A aspirina tem mostrado alguns resultados em relação a aparecimento de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer, mas também aumenta o risco de hemorragia no estômago e outras partes do tubo digestivo. Mas ainda se debate se os benefícios compensam os danos.
No novo estudo, quase 28 mil mulheres de 45 anos ou mais foram convidadas aleatoriamente para tomar 100 miligramas de aspirina ou um placebo a cada dois dias. Os pesquisadores acompanharam as participantes por uma média de 10 anos para ver quantos casos de doenças cardíacas, câncer ou sangramento ocorreram em cada grupo.
Os resultados mostraram que, em comparação com o placebo, a aspirina estava associada a um risco ligeiramente menor de câncer de cólon, doenças do coração e o tipo mais comum de acidente vascular cerebral. Mas a aspirina também estava ligada a maiores taxas de hemorragia grave com necessidade de hospitalização.
Em outras palavras, para a maioria das mulheres, o tratamento com o remédio resultou em pequenos benefícios e até mesmo danos, segundo os pesquisadores.
No entanto, os pesquisadores também descobriram que a idade foi o fator mais importante na determinação das vantagens ao tomar aspirina. Tanto os benefícios quanto os riscos ao se tomar a aspirina aumentaram com a idade, mas o equilíbrio entre os dois foi maior quando as pacientes tinham 65 anos ou mais. O resultado global foi melhor para aqueles que tomaram aspirina em comparação com aqueles que não o fizeram.
Com base nesses resultados, os pesquisadores estimaram que, para cada 32 pessoas com idades entre 65 anos ou mais que tomam uma dose baixa de aspirina por 15 anos, haveria menos casos de câncer ou doenças cardíacas do que o esperado sem a medicação, de acordo com o estudo publicado no jornal britânico Heart.
Estudos anteriores também pesquisaram os benefícios e riscos de se tomar aspirina durante anos, mas os especialistas ainda não chegaram a um consenso. Atualmente, a maioria das associações médicas, incluindo a American Heart Association e os U.S. Food and Drug Administration, recomendam que apenas as pessoas que estão em alto risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral devem considerar tomar o remédio diariamente, caso indicado pelos médicos.
Leia mais em: http://zip.net/bpqnK3

Nenhum comentário:

Postar um comentário